top of page

Psicologia Financeira

Por: Bruno Vernilho

Assistindo a uma reportagem sobre um feirão para renegociar dívidas me chamou a atenção um dos entrevistados. Ele devia cerca de R$ 3.000,00 e depois de 2 anos conseguiu quitar a dívida. Ao ser perguntado o que ele faria agora que estava com o nome “limpo” sua resposta foi um símbolo preocupante do pensamento geral das pessoas: “Vou no shopping comemorar.”. Ou seja, para comemorar que ele não tem mais dívida ele vai fazer novas dívidas.

De acordo com a Serasa Experian em junho de 2018 61,5 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Logicamente que muito disso se deve à crise e à falta de emprego, entretanto é possível afirmar que isso também é um reflexo da educação financeira que na maioria dos casos é inexistente. 

mentes_milionarias01.jpg

Muitas pessoas não sabem, mas áreas do saber como Contabilidade, Economia e Gestão Financeira não são ciências Exatas, mas sim humanas, isso mesmo, tudo o que é relacionado ao dinheiro, comércio e economia em geral refere-se primeiramente aos relacionamentos e sentimentos das pessoas e em seguida ao valor numérico em si.

 

Já cuidei de casos em que o paciente fazia compras compulsivas que posteriormente mostraram forte conexão à ansiedade, situações de desespero e insônia por falta de dinheiro, casos onde o indivíduo tinha a necessidade de comprar um item caro simplesmente para ser aceito em seu meio social. Todos esses fatores trazem na verdade conteúdos inconscientes que vão além do simples ato de comprar ou gastar e que dificilmente tem solução por si só. Por conta disso surge a Psicologia Financeira ou Psicologia Econômica, área do saber que conecta nossa mente e saúde às finanças. Além disso a psicologia é também usada para investidores terem mais base em investimentos voláteis como a Bolsa de Valores e também para que os bancos e fintechs tracem melhor o perfil de seus clientes. 

Você tem dificuldade para guardar dinheiro mesmo tendo uma boa renda mensal? Não sabe como investir? Não sabe para onde vai o seu dinheiro todo mês? A dica é procure um psicólogo, muito provavelmente isso está relacionado à forma como você encara o mundo e como você lida com sua saúde psíquica e por consequência financeira. 

bottom of page