top of page

Empatia

Por: Bruno Vernilho

Falando com as pessoas e ouvindo conversas nas ruas percebemos que a grande maioria reclama que vivemos em uma sociedade individualista, o famoso cada um por si. Entretanto, se temos tantas pessoas insatisfeitas com isso, porque a situação não muda? Talvez porque falte empatia.  Mas o que essa palavra significa? O vídeo abaixo nos ajuda a entender.

De acordo com a professora de filosofia da Universidade da Califórnia Amy Coplan, a “empatia é um processo imaginativo complexo no qual um observador simula estados psicológicos situados em outra pessoa”. Resumindo, é quando um indivíduo se coloca no lugar do outro, tentando sentir o que ele sente, através de um processo afetivo e cognitivo.

Como podemos observar no vídeo acima, geralmente ao nos deparar com conversas mais "difíceis" a tendência é que tentemos amenizar a situação, para fugir dos sentimentos "ruins". Entretanto, o outro lado busca principalmente o acolhimento e para acolher o próximo que está em situação de dificuldade a empatia é fundamental.

Ser empático não significa que você sente exatamente como o outro, mas sim que você o enxerga e compreende, deixando claro que este não está sozinho. O ser humano necessita da empatia para viver melhor, uma vez que as diferenças nos complementam proporcionando evolução e as semelhanças nos conectam gerando fortalecimento. Ao não olhar para o outro estamos cada vez mais nos isolando, nos enfraquecendo e deixando de vivenciar experiências e aprendizados.

Quando não damos lugar para o idoso se sentar no transporte público, estacionamos na vaga de deficiente, ou simplesmente ignoramos os sentimentos do próximo, estamos plantando sementes de egoísmo, o que futuramente pode gerar uma árvore de solidão e mágoas. Então quando você ouvir a conversa sobre o mundo individualista olhe ao redor e seja a diferença que a nossa sociedade tanto necessita.

bottom of page